A deputada estadual Patrícia Aguiar se reuniu neste sábado (25) com os criadores e representantes da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de Tauá para tratar sobre o transporte de animais até Fortaleza.
Cerca de 2.500 animais são transportados semanalmente de Tauá para Fortaleza para comercialização movimentando cerca de R$ 2 milhões e gerando emprego e renda para o município.
Na próxima semana, a deputada e os representantes da cadeia produtiva se reunirão em Fortaleza para discutir a realização de feira de animais em Fortaleza.
Participaram a reunião o vereador Vony, Márcio, Marcos Marcelino, Dedé e Lailton Loiola.
Deputada Patrícia Aguiar solicita redução de 50% da taxa da Guia de Transporte Animal (GTA)
Na última terça-feira(21), a parlamentar tauaense deu entrada ao requerimento solicitando ao Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), um estudo para reduzir em 50% no valor Guia de Transporte Animal (GTA) durante a pandemia. A proposta será apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa.
A GTA é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da Guia, exceto os cães e gatos, que são isentos da emissão desse documento para transporte.
Nesse período de isolamento social a emissão da GTA tem causado transtorno para os pequenos produtores do Ceará.
“Estamos sendo procurados por pequenos produtores dos Inhamuns que estão sem condição de fazer o transporte. O custo burocrático e financeiro para a emissão da Guia vem travando a procura desse documento fazendo com que pequenos produtores da nossa região se arrisquem no transporte”, justifica a deputada.
WILRISMAR HOLANDA