Ceará Junino 2020: Secult Ceará convida para um Balancê para Elzenir Colares, confira a programação virtual de 6 a 8 de agosto

Blog do  Amaury Alencar



O tradicional festejo, com programação bonita, animada e bem florida, acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, sempre às 18h30min no Youtube da Secult Ceará
O Ceará Junino, evento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que já é tradição no estado, ganha, em 2020, um novo jeito de se celebrar – será virtual, é para afastar as cadeiras da sala e fazer o festejo em casa! A programação está bonita, animada e bem florida: o Balancê para Elzenir Colares acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de agosto, sempre às 18h30min, no canal do Youtube da Secult Ceará, homenageando a Dama do Folclore Cearense. O Ceará Junino Virtual 2020, gratuito e aberto ao público, conta com apresentação online de quadrilhas campeãs, de um som bom de dançar com os grupos musicais regionais, com tutoriais de maquiagem junina, com receitinhas gostosas de salivar, com documentários sobre a nossa memória e tradição para apreciar, numa programação bem diversificada e voltada ao público de todas as idades, com a presença de Mestres e Mestras da Cultura Popular.
Na quinta-feira (06/8), o foco será em mostrar as quadrilhas e suas tradições, louvando o dia de Santo Antônio, no friozinho do Cariri e mostrando a Festa do Pau da Bandeira, patrimônio do Brasil e do Ceará como a abertura dos festejos nas Terras Alencarinas. Na sexta-feira (07/8), é a vez de homenagear o dia de São João e o Sertão é o lugar escolhido: Quixeramobim, o centro do Ceará, a sede da final de 2019. Por fim, no sábado (08/8), é o momento de celebrar o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e patrimônio da capital. Serra, Sertão e Mar que se encontram no maior arraiá de quadrilhas juninas do Brasil.
O Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares é um evento construído com o Movimento Junino, realizado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult(COPAM – Secult), com apoio do Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Centro Cultural Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Comitê Gestor do Ceará Junino. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da Secult, durante os três dias, a partir das 18h30min.
“O movimento junino é tão forte e vibrante que mesmo com as limitações impostas pelas necessárias medidas de isolamento social, as festividades não pararam. Se reinventaram e ocuparam as plataformas digitais. Não poderia ser diferente com o Ceará Junino, evento de grande tradição em nosso Estado. Com justa e merecida homenagem a Elzenir Colares, a “Dama do Folclore Cearense”, em parceria com o Comitê Gestor do Ceará Junino, a Secult ocupará as redes de todas as nossas casas com muita dança e muita alegria. Convidamos a todos e todas a participar desse grande momento, de muita beleza e de muita celebração de nossas tradições”, destaca a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.
Política de Patrimônio Cultural
Os Festejos Ceará Junino compõem a política de patrimônio cultural de reconhecimento e promoção dos bens de natureza imaterial cearense voltado para as expressões do movimento junino, presente em todas as regiões e municípios do Estado do Ceará. Trata-se de uma ação continuada de valorização de vários grupos e expressões da cultura junina, contribuindo de maneira efetiva na transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso aos bens e serviços culturais para o conjunto da população em geral.
Conheça Elzenir Colares
Conhecida como “Dama do Folclore Cearense”, Elzenir coordenou por 45 anos o Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no Estado do Ceará. Professora, pesquisadora e artista, ela conseguiu, através do seu trabalho, inspirar e formar inúmeras gerações de brincantes, pesquisadores, professores e amantes do folclore cearense e brasileiro.
Durante sua trajetória, Elzenir Colares concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploraram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”.
Sendo assim, Elzenir Colares merece todo nosso reconhecimento, sendo a principal homenageada na programação do Ceará Junino Virtual 2020.
SERVIÇO:
PROGRAME-SE:
Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares
Dias 06, 07 e 08 de agosto, a partir das 18h30min
Transmissão: canal do Youtube da Secult (youtube.com/SecultCearáGov)