"Nada do que for feito vai importar, se os números não forem atingidos", diz novo titular da SSPDS

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, afirmou, em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta sexta-feira (11), que a sua gestão terá como foco reduzir os índices de criminalidade no Ceará. Ele tomou posse na Pasta, no lugar de André Costa, na última quinta (10).

"O meu foco são os resultados, estatísticas, números. Os números não mentem. Nada do que for feito vai importar, se os números não forem atingidos. A gente tem o papel fundamental da Polícia Militar, preventivo, mas sem investigação nós não vamos conseguir atingir a estrutura desses grupos criminosos", destacou.

Caron assumiu a Pasta com o principal índice de violência do Estado, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte -, com um aumento de 86,4%, no comparativo de janeiro a agosto deste ano (que teve 2.774 crimes) com igual período de 2019 (1.488 mortes violentas). O ano de 2020 já tem mais homicídios que o ano passado inteiro, que terminou com 2.257 casos.

"Esse aumento, nos primeiros meses deste ano, resultou principalmente do motim e também da pandemia de Covid, que chegou a colocar, durante todo esse período, mais de 8 mil servidores da Secretaria de Segurança Pública em resguardo", explicou Sandro Caron.

Definição dos comandantes das Forças de Segurança

O novo secretário da Segurança Pública já trocou o comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Saiu o coronel Alexandre Ávila, para entrar o também coronel Márcio Oliveira, que estava à frente do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

"É natural que os comandos, com o tempo, sejam trocados. Isso vai dentro de um processo geral de gestão. Procuramos escolher o coronel para assumir o Comando que tem um histórico operacional, para extrair o máximo", explicou.

Caron também revelou que convidou o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Luís Eduardo de Holanda, para continuarem à frente das instituições.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)