Aeroporto de Juazeiro do Norte recebe o moderno Embraer E195-E2 pela primeira vez

Blog do  Amaury Alencar
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                                                Foto > George Wilson 


Aterrissou às 01h12 deste sábado (31), o Embraer E195, da geração E2 da fabricante brasileira Embraer, pela primeira vez no Aeroporto de Juazeiro do Norte. O momento, inclusive, teve direito a batismo no pátio do terminal juazeirense.

A moderna aeronave, de matrícula PS-AEC, que compete diretamente com modelos da Boeing e da Airbus nas rotas nacionais, veio operada pela Azul Linhas Aéreas procedente de seu hub no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O maior destaque, além da tecnologia de ponta, são aumento na capacidade de passageiros, se comparada a geração anterior, motores maiores e asas totalmente remodeladas, com aerodinâmica que favorece a redução no consumo de combustível.


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Sendo uma das aeronaves mais modernas do mundo, a família Embraer E-Jets E2 é uma linha de aeronaves a jato bimotores de médio alcance, desenvolvida pela companhia aeroespacial brasileira Embraer, que visa substituir a atual família de E-Jets de primeira geração. Em capacidade, o modelo operado pela Azul salta de 118 para 136 passageiros, sendo ainda rentável que a geração anterior.

O avião foi totalmente projetado para ir o mais longe possível com o menor consumo de combustível, o que resultou, dentre várias melhorias, em uma construção que utiliza quase que 100% de materiais recicláveis e biodegradáveis, bem como num novo e moderno par de asas feitas em fibra de carbono, que não possuem winglets (envergadura na ponta das asas), o que diminui drasticamente o arrasto e o consumo de combustível. Também conta com motores maiores, os turbofan Pratt & Whitney PW1900G, que devido o tamanho implicaram em modificação na altura da aeronave.

Atualmente com voos partindo de Juazeiro do Norte para Recife e São Paulo (Campinas e Guarulhos), a Azul passa a contar com os novos E2, principalmente em suas rotas oriundas do seu hub no interior paulista. A empresa planeja nos próximos cinco anos incluir mais 46 aeronaves do tipo, a fim de substituir os E-jets da geração antiga.


( Badalo) 

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