Para inaugurar a nova sala, foi realizado o primeiro procedimento na área da Cirurgia Geral. Uma paciente de 67 anos, diagnosticada com colangite com coledocolitíase e colecistite aguda litiásica, ou seja, quando há a presença de cálculos nos dutos biliares. Com o intuito de não submeter a paciente ao procedimento mais invasivo, optou-se por um procedimento híbrido com o auxílio da sala de Hemodinâmica para realização de uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e posteriormente uma Colecistectomia videolaparoscópica, a qual viabiliza o procedimento com materiais convencionais e permanentes, melhora a ergonomia cirúrgica e proporciona segurança ao paciente. Participaram do procedimento, os cirurgiões gerais Dr. Elson Arruda e o Dr. Patrick Teles; o médico anestesiologista Dr. Audy Filho; o médico hemodinamicista e Diretor Técnico do Hospital, Dr. Joaquim David Carneiro Neto; além de enfermeiros e técnicos de Enfermagem da unidade.
Nova sala
O novo espaço físico está de acordo com as normas e parâmetros específicos de temperatura, conforto térmico, umidade relativa e qualidade do ar para centros cirúrgicos. A sala conta com um novo foco cirúrgico “Full LED”, mesa cirúrgica elétrica, torre de vídeo para procedimentos videolaparoscópicos, torre de endoscopia, carrinho de anestesia, bisturi elétrico, dentre outros. O novo espaço tem capacidade para receber procedimentos cirúrgicos e clínicos não cardíacos, como: cirurgia plástica, urológica, vascular, torácica, otorrinolaringológica e gástrica.
"A inauguração da nova sala vem marcando esse momento em que estamos expandindo a capacidade produtiva do hospital e de especialidades médicas. Estamos satisfeitos com o resultado, a aceitação e o grau de satisfação dos nossos pacientes quanto aos procedimentos não cardiológicos, nos quais estamos colocando o amor e o padrão Complexo Santa Casa que visa o reconhecimento nacional em gestão e saúde", explicou o Diretor Técnico do Hospital do Coração, Dr. Joaquim Carneiro Neto.