Dois irmãos foram presos em flagrante sob suspeita de participação na chacina que resultou em sete mortes na cidade de Ibaretama, a 144 km de Fortaleza. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Serviço Social (SSPDSS), eles são suspeitos de terem prestado apoio aos criminosos autores dos homicídios desde o dia anterior ao crime. Identificados pela Polícia como Francisco Victor Azevedo Lim, 20, e Kelvin Azevedo Lima, 26, a dupla foi encontrada na zona rural de Ibaretama e presa na tarde de sexta-feira, 27.
Oitivas e diligências continuam em busca de capturar os autores dos assassinatos, assim como descobrir sua motivação. Em depoimento, Francisco Victor e Kelvin Azevedo (que tem antecedente por uso de entorpecente), afirmaram que foram ameaçados pelos suspeitos para que fornecessem abrigo, alimentação e internet. A Polícia, entretanto, afirma que não há elementos que apontem a coação.
"Eles estavam participando da ação criminosa, fazendo a logística do bando. O Kelvin se deslocou, na noite anterior ao crime, para buscar dois dos indivíduos que participariam da execução das sete pessoas", disse o delegado Marcus Vinícius Damasceno, da Delegacia Regional de Quixadá. Conforme ele, a prisão aconteceu após informações de inteligência identificarem alguns dos nomes envolvidos. "Resta agora à Polícia Civil apurar se os dois indivíduos participaram da execução ou se estavam só na logística", ressaltou.
Forças de segurança na região
Eles foram conduzidos à Delegacia Regional de Quixadá, que realizou a ação, e foram autuados em flagrante por homicídio. As investigações são conduzidas também pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul) e policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS.
A Secretaria de Segurança informa que, desde o crime, na última quinta-feira, 26, diversas forças de segurança foram enviadas para a região. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi ao local e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) atua nos trabalhos.
As vítimas foram identificadas formalmente, sendo elas: Eduardo de Lima Silva (19), Luana Melo da Costa (19), Osvaldo da Silva Lima (24), Wellington Lima Silva (17), Francisco Gabriel Pereira da Silva (15), Edinardo de Lima Silva (18) e Willian da Silva Rodrigues (6).
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (88) 3445. 1047 da Delegacia Regional de Quixadá. O sigilo e o anonimato são garantidos.
( O povo)