Em diversos estados do Brasil, manifestantes protestam neste domingo, 8, pedindo justiça por Mari Ferrer. jovem que acusa o empresário André de Camargo Aranha de estupro durante uma festa em 2018. O caso ganhou ainda mais repercussão após vazar vídeo da audiência judicial, no qual Mariana é humilhada pelo advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, defensor do acusado. André de Camargo Aranha foi absolvido e o termo "estupro culposo", utilizado pelo Intercept para ilustrar o resultado do julgamento, fez o caso repercutir amplamente.
Os protestos de rua foram convocados ainda no sábado, 7, em vários estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Paraíba. O movimento nacional ganhou nome de #JustiçaporMariFerrer.
Veja imagens da manifestação em Fortaleza:
Na divulgação, as organizadoras afirmaram que a postura machista do Judiciário catarinense provocou revolta em todo o País, "levando mulheres em diversas cidades a irem para as ruas manifestar sua indignação pelo tratamento dado à Mariana, a verdadeira vítima do processo, e repúdio pela sentença, que inocentou o agressor André de Camargo Aranha, mesmo com evidências materiais e depoimentos de testemunhas".
Participantes levaram cartazes de repúdio como forma de protesto e luto à ausência da voz feminina. A orientação foi para todas as manifestantes usem máscaras como proteção contra o coronavírus, levarem álcool em gel e manter distância segura.
Confira imagens:
São Paulo
Em SP, ato começou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), e seguiu pelas faixas da Avenida Paulista e pela rua Consolação. Segundo a CET, a Avenida Paulista já foi liberada para a circulação de carros, segundo informações do G1.
O grupo, formado principalmente por mulheres, mostrou cartazes e bandeiras pedindo o fim da violência contra a mulher, e lembrou do caso da blogueira Mariana Ferrer.
Belo Horizonte
Na Capital de Minas Gerais, o protesto aconteceu no sábado, 7. Em uma caminhada que foi da Praça Sete, na Região Central da cidade, até a Praça da Estação, cânticos e palavras de ordem foram entoados. As informações são do Estado de Minas.
Veja vídeo:
Mulheres protestam em BH contra ataque sofrido por Mari Ferrer pic.twitter.com/X7wMfTOoNH
— Estado de Minas (@em_com) November 7, 2020
Goiás
Em Goiânia, Goiás, um grupo também se reuniu para pedir justiça. A manifestação percorreu as ruas da cidade até a sede do Tribunal de Justiça do Estado.
Em Goiânia (GO), um grupo realiza mais um ato em apoio a Mari Ferrer. A manifestação percorreu as ruas da cidade até a sede do Tribunal de Justiça do Estado. #JusticaPorMariFerrer (Foto: Lidia Freitas) pic.twitter.com/Ij28yzakxJ
— The Intercept Brasil (@TheInterceptBr) November 8, 2020
Rio de Janeiro
No Rio, centena de mulheres se reuniram na Cinelândia, centro da cidade, gritando por justiça para Mari Ferrer.
"Estamos na rua contra a cultura do estupro!!", escreveu manifestante nas redes sociais.
( O povo)