Desafio virtual para ensinar
Replanejar o ano letivo com as aulas já iniciadas, porém suspensas por conta da pandemia, foi um grande desafio para gestores escolares e professores. “A gente precisou trocar o pneu com o carro em movimento. Não foi nada fácil, diante das responsabilidades e demandas, preocupados em não perder os meninos. Para nós, professores, foi muito desafiador. Nem todo mundo tinha acesso ou acreditava na eficiência de um processo virtual, como até hoje ainda é um processo de conquista”, confessou Márcio Lira, diretor da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral General Eudoro Correia, em Fortaleza. Aline Martins, coordenadora da unidade, contou que desde o começo a internet foi a grande aliada, mesmo cientes de que era um meio que tinha suas restrições. “Inicialmente foi feito um blog, que foi o meio mais rápido que a gente encontrou de arquivar as atividades e os alunos terem acesso. Depois melhoramos o atendimento via Whatsapp e então veio a ferramenta do Governo do Estado, que foi o Google Class”, detalhou Aline. |