A informação foi dada por Camilo Santana durante visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa. De acordo com ele, o Estado já comprou seringas, agulhas e refrigeradores para armazenar as doses. Ele afirmou ainda que, para além da expectativa das vacinas via Ministério da Saúde, o Ceará vem mantendo contato com outras embaixadas e laboratórios para a aquisição do imunizante
Para acelerar a chegada das vacinas a todos os municípios cearenses, o governador Camilo Santana informou que o Governo do Ceará preparou um plano de logística que irá utilizar transporte aéreo e terrestre para a entrega das doses. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) durante visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Maracanaú, onde estão armazenadas parte das seringas e agulhas adquiridas para garantir a vacinação contra a Covid-19.
Ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o chefe do Executivo estadual destacou que o Ceará já está com tudo preparado para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. “Estamos aguardando a liberação da Anvisa para as vacinas que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde. Há uma perspectiva muito positiva para que a gente possa iniciar ainda esse mês. Já temos seringas, agulhas, álcool, algodão. A Secretaria (da Saúde) comprou vários refrigeradores e distribuiu 160 nos municípios. Estamos preparando toda a logística para entregar e distribuir essa vacina o mais rápido possível aos municípios. Vamos fazer isso de forma aérea, com helicópteros e aviões, e também por terra, com veículos” disse Camilo.
Além das doses fornecidas pela União, o governador salientou que o Governo do Ceará vem buscando outros meios para garantir o imunizante. “Ontem entramos em contato com as embaixadas de outros países. Também estamos fazendo contatos e negociações com outros laboratórios de fornecimento de vacinas para o Ceará. Não temos medido esforços para que a gente possa garantir que a vacina chegue o mais rápido possível”, enfatizou.
O secretário Dr. Cabeto reforçou que o planejamento já foi feito e, agora, é aguardar a chegada das vacinas. “O Ceará se antecipou e está com tudo isso programado, estruturado, já com uma logística muito bem estudada”, pontuou o titular da Sesa.
CD de Medicamentos
Localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa tem garantido a oferta de medicamento, insumos e equipamentos para as unidades de saúde do Ceará. Essa eficiência, na visão de Dr. Cabeto, é fruto da organização implementada no local. “Estamos cada vez mais melhorando tecnicamente o controle dos estoques, a previsão para que não haja falta de medicamento, a distribuição adequada para os hospitais. Tudo isso de uma maneira muito planejada”, disse o secretário.
O governador Camilo Santana se mostrou contente com a organização que viu nos processos de armazenamento, controle e distribuição. “O controle precisa ser muito rigoroso na distribuição para não deixar faltar e garantir a validade dos medicamentos e insumos. É um sistema todo informatizado, que você sabe quanto é que tem de estoque, qual o produto, o prazo de validade”, comentou.