O HRSC passou a integrar a rede estadual de captação de órgãos e tecidos há dois anos. Neste período, foram nove doações autorizadas por famílias, o que envolveu nove fígados, seis pares de rins e um par de córneas.
A unidade hospitalar conta com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), formada por uma equipe multiprofissional responsável por conduzir todo o processo que antecede a doação: notificação do potencial doador, manutenção do seu estado clínico e entrevista familiar. “É muito importante que todos nós possamos manifestar em vida o desejo de ser um doador, para que nossa família esteja ciente e possa autorizar a doação de órgãos”, orienta a enfermeira da comissão, Gabriela Bandeira.
“O hospital tem sido muito estratégico para a (rede de) saúde do Estado, pois atendemos pacientes da região do Sertão Central e de outras regiões que nos são demandadas”, ressalta o diretor de processos assistenciais Cristiano Rabelo. “Recebemos pacientes com doenças de alta complexidade, e buscamos oferecer um atendimento de excelência para os usuários. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas”, sublinha Rabelo.
Do Repórter Ceará (Foto: Gabriela Bandeira/CIHDOTT)