O maior encontro cultural que a 25 anos acontece na “Terra dos Monólitos” no segundo sábado do ano, sertanejos e sertanejas com a experiência de vida divulgam a expectativa de chuvas para o inverno cearense de cada ano.
Com tempo foram batizados de “Profetas da Chuva”, à 25 anos estes profetas realizam suas previsões que são acolhidas pelo homem do campo no sertão cearense. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUCEME sempre divulga suas previsões após o encontro.
Com a pandemia o encontro aconteceu de forma online com a participação de poucos profetas, não foi possível o público e apenas um pequeno grupo da imprensa (local) estiveram presentes. A data também foi modificada para o último sábado dia 23.
O evento realizado pela Secretaria de Cultura de Quixadá em parceria com o Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central o primeiro encontro online da história.
O secretario de cultura Clébio Viriato, em entrevista a nossa reportagem falou da importância desse legado deixado entre gerações, e o desafio de manter a tradição do homem do campo em poder se basear na natureza para cuidar da terra.
Clébio torce para que no próximo encontro, o XXVI possa acontecer com mais intensidade e presencial. O calor destes camponeses e conservação cultural que iniciou-se em Quixadá e hoje ganhou o mundo.
PREVISÕES
Lourdes Leite (Quixadá) > Experiência com pedras de sal no dia de Santa Luzia. Previsão Inverno melhor que o de 2020.
Luiz Gonzaga (Camocim) > Pesquisador com indicadores de chuvas no Ceará. Previsão Litoral dentro da média e no Sertão abaixo da média.
Josué Viana (Quixadá) > Sua experiência é nos astros. Previsão Inverno Bom.
Renato Lino (Tapuiará / Quixadá) > Experiência na Casa de Maria de Barro e Cabaça. Inverno bom de muita chuva a partir de Março.
José Erismar (Quixadá) > Baseado nos planetas revelou chuvas na média, deverá encher os açudes.
Erasno Barreira (Quixadá) > Baseado na floração das arvores neste inicio de ano poucas chuvas, a partir do dia 20 de fevereiro chuvas com mais intensidades com recarga para os açudes e também para plantação.
José Freire (Quixadá) > Inverno melhor que o ano passado, chuvas a partir de março serão mais intensas. m
Josimar (Cipó dos Anjos / Quixadá) > O inverno até fevereiro abaixo da média, com chuvas na média a partir de março.
Francisco Alves Batista (Quixadá) > Inverno dos três meses, fevereiro, Março e Abril enquanto que em mio será poucas chuvas.
O resultado divulgado pela organização é que dentro das previsões os profetas revelaram de um inverno acima da média, maior que o de 2020 e em maio estiagem, poucas chuvas.
Fotos Marcio Guedes / Divulgação da Prefeitura de Quixadá
Sertão Alerta