Objetivando frear os constantes roubos de plantas ornamentais nos espaços públicos da cidade e o vandalismo contra árvores nativas nos ditos espaços, o ambientalista Jorge de Moura, antevendo Pacujá como destino Turístico, em encontro recente com o Prefeito RAIMUNDO RODRIGUES DE SOUSA FILHO, solicitou do chefe do executivo a instalação de CÂMERAS DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA na Praça da EEF João Lopes, Calçadão do Galpão dos Feirantes, 1ª Mancha Verde Urbana da Caatinga em frente ao Estádio Municipal Pueirão e na Praça da Matriz, para combater de frente esta cultura nociva a sociedade.
Tal providência se faz necessária, não dá para ficar assistindo de braços cruzados os constantes vandalismos nesses espaços públicos, crianças e adolescentes fizeram sua parte, ajudaram na jardinagem e plantação de árvores nativas e de repente, na calada da noite assim como fazem os Judas, as plantas ornamentais desaparecem como toque de mágica.
Lembrando que, esse equipamento eletrônico hoje é de extrema importância para os centros urbanos, além de oferecer maior segurança à população residente e aos visitantes. O trabalho de embelezamento irá continuar na cidade porém, depois dessa providência. Queremos ver a cidade VERDE e FLORIDA onde seja possível sentir a satisfação da população por ver sua cidade bonita, limpa e segura.
A atual administração municipal, irá trabalhar objetivando tornar Pacujá um Destino Turístico da Região Norte do Estado, manterá intercâmbio com os município da Região da Ibiapaba, buscará parcerias com a Secretaria de Turismo do Ceará - SETUR e o SEBRAE/CE, objetivando sensibilizar e ensinar a população essa nova onda que trará progresso e bem estar social para o município.
O Secretário de Cultura e Turismo do Município RAIMUNDO LUCIANO, está eufórico e ciente da sua responsabilidade, traça os planos para iniciar o trabalho em prol do "desenvolvimento turístico haja visto o potencial de Pacujá", suas ações estarão voltadas para o DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO, implantação do Conselho Municipal de Turismo, valorização do artesanato local, da gastronomia, do resgate da cultura e capacitar a população, objetivando receber e bem o visitante.
Segundo o ambientalista Jorge de Moura que é monitor de turismo capacitado pelo PNMT/EMBRATUR/OMT, iremos trabalhar coletivamente breve, queremos ver esta frase de efeito sendo realidade e circulando Ceará afora: SE O SEU DESTINO É VIAJAR, PACUJÁ É SEU DESTINO, finaliza Jorge de Moura.