O Ministério da Justiça e Segurança Pública assinou um Acordo de Cooperação Técnica para dar apoio ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Enfrentando à Violência perpetrada por Parceiro íntimo (VPP): Avaliando Intervenções com Homens Perpetradores versus Mulheres Vítimas”.
O projeto-piloto ocorrerá na Polícia Civil do Distrito Federal e terá início neste mês.
Também assinaram o acordo a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
O estudo conta ainda com parceria do Instituto Maria da Penha.
A pesquisa tem como objetivo desenhar, desenvolver, implementar e avaliar os impactos, em variáveis socioeconômicas e criminológicas, de intervenções com parceiros. O resultado ajudará no aperfeiçoamento do atendimento, pelo Poder Público, de mulheres vítimas de violência.
De acordo com a coordenadora de Políticas de Prevenção de Crimes contra a Mulher e Grupos Vulneráveis, Daniele Alcântara, é comum que casos de violência contra mulheres comecem com agressões verbais e psicológicas, avançando para a violência física e até assassinato. “Ouvir os homens, buscando uma reeducação desses agressores, pode contribuir para redução dos casos de reincidências”, afirmou.
Fonte: Governo Federal.