O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou nesta sexta-feira (12) o lançamento do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que ofertará 192 vagas em cursos de mestrado para os professores da rede pública estadual de ensino. O evento ocorreu virtualmente e teve transmissão ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) no Youtube. A iniciativa é fruto de parceria com as Universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA), Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
A medida é considerada um passo importante para o fortalecimento e a capilarização das políticas públicas de qualificação do ensino e aprendizagem da matemática no Ceará. Além disso, faz parte das ações de formação de docentes no âmbito do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, em parceria com a Seduc.
A secretária Eliana Estrela considera que a aproximação entre a escola e a universidade trará benefícios em diversos sentidos à educação cearense, que podem ser fatores geradores de transformação social. “Estamos investindo em pessoas. Ter um mestrado é importante não só para a formação pessoal, mas, principalmente para o fortalecimento da rede. Para que nossos jovens prossigam nos estudos, precisam estar entusiasmados e saber que têm potencial”, explica.
Sedes
As vagas serão distribuídas nos cursos localizados nos polos da UFC, UFCA, Unilab, Uece e Urca e coordenados pela Sociedade Brasileira de Matemática. O edital conjunto das universidades prevê a formação de turmas para todo o estado, com atividades nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá, Redenção e Sobral, de modo a cobrir as macrorregiões educacionais do Ceará.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, argumenta que a ação aumentará a qualidade do serviço ofertado ao público, e lembra que o desenvolvimento social e econômico passam, diretamente, pela formação do povo. “Esse investimento na educação, embora o retorno não apareça de imediato, terá um resultado fortíssimo no programa de desenvolvimento do estado”, enfatiza.
Aperfeiçoamento
A pós-graduação é voltada para o fortalecimento do conhecimento pedagógico da matemática e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Além disso, a formação compreende a aplicação direta dos materiais e métodos trabalhados no curso em sala de aula, envolvendo e beneficiando a aprendizagem dos alunos.
O cientista chefe da Seduc e professor do Departamento de Matemática da UFC, Jorge Lira, estima que o PROFMAT mudará o cenário da educação cearense. “Temos uma grande história pela frente. Essa pós-graduação não é simplesmente a certificação do professor, mas, a qualificação global e sistêmica do ensino de matemática. Que todo o conhecimento gerado por esse mestrado seja transposto para as escolas de ensino médio e fundamental”, destaca.
O evento de lançamento também contou com as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Paolo Piccione; do coordenador-geral de Programas e Cursos em EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Lira; da professora na Universidade Federal do Pará (UFPA) e vice-coordenadora do PROFMAT, Rúbia Gonçalves; e do professor de matemática da rede pública estadual cearense, Bernardo de Araújo. A coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima, foi a mediadora do diálogo.