Já de olho no fim do decreto de lockdown no Estado, esperado para a próxima semana, e confiante de que o período de portas fechadas tenha colaborado para a diminuição dos casos de Covid-19 no Ceará, a Fecomércio-CE apresentou um plano de retomada das atividades para ter início já na semana que vem.
O documento foi enviado ao Governo do Estado e à Prefeitura de Fortaleza, e traz horários escalonados para as áreas de maior atividade comercial: Centro, shoppings, lojas de rua em geral e restaurantes fora dos shoppings.
"Estão trazendo os problemas, mas não estão trazendo soluções. Estamos querendo que o comércio e os serviços estejam abertos, mas estamos dando nossa colaboração. Vamos cumprir o decreto vigente e os protocolos de segurança", afirmou Maurício Filizola, presidente da Fecomércio-CE.
Ele cobrou novamente um rigor maior sobre o comércio informal, afirmando que os focos de aglomeração e aumento da contaminação estão nestes espaços e não nas lojas formais. Na proposta, inclusive, Filizola destaca que os horários de deslocamento dos funcionários foi montada para aliviar o fluxo de pessoas no transporte público - apontado por ele como um dos problemas de gestão da pandemia pelo governo.
Ele afirmou que o documento foi protocolado na sexta-feira, 12, e espera agora sentar com o governador Camilo Santana para debater a questão.
Confira os horários:
Centro de Fortaleza
Funcionamento: 7h-17h
Deslocamento de entrada: 6h
Deslocamento de saída: 7h
Lojas de rua em geral
Funcionamento: 9h-19h
Deslocamento de entrada: 8h
Deslocamento de saída: 19h
Shoppings de Fortaleza
Funcionamento: 11h-21h
Deslocamento de entrada: 10h
Deslocamento de saída: 21h
Restaurantes
Funcionamento: 12h-00h
Deslocamento de entrada: 11h
Deslocamento de saída: 00h
O povo