A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre entregou na manhã desta sexta-feira, 19, dois capacetes ELMO para o Hospital São Raimundo Nonato.
A informação é do prefeito Zé Helder, em uma publicação em sua rede social.
“Estive hoje pela manhã com o secretário Ivo Leal fazendo entrega de 02(dois) capacetes ELMO ao Hospital São Raimundo representado pelos diretores Dr Carlile e Ronaldo. Os capacetes foram adquiridos pela secretaria de saúde do município”, disse.
O capacete ELMO é utilizado no tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pela Covid-19, de acordo com critérios específicos.
“Junto com meu vice prefeito Fabrício e a gestão utilizaremos todas as iniciativas para de mãos dadas vencermos essa pandemia”, completou o prefeito.
O capacete foi criado no estado do Ceará e segundo estudo, reduz em 60% necessidade de internação em leitos de UTI. Durante fase de testes, conforme a Secretaria de Saúde do Estado – SESA, as pessoas tratadas com o Elmo para fins da pesquisa tinham entre 37 e 76 anos e possuíam comorbidades.
Apenas quatro das dez pessoas que usaram o capacete precisaram ser transferidas para UTIs. O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.
O estudo para avaliação dos pacientes ocorreu no Hospital Leonardo da Vinci (HLV), unidade requisitada pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, durante a pandemia. Com os testes, foi possível validar as funcionalidades e usabilidade do capacete, bem como sua eficácia no tratamento de insuficiência respiratória causada pelo coronavírus.
foto rede social
Várzea Alegre Agora