A Prefeitura de Fortaleza inicia, neste domingo (11), a vacinação contra a Covid-19 de profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), que definiu o público como prioritário nesta etapa da campanha.
De acordo com o quantitativo de doses recebidas para este público, a expectativa da Prefeitura é vacinar 1.500 profissionais neste primeiro momento, no Centro de Eventos.
O atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio, conforme listagem enviada pelo órgão de atuação. A relação será divulgada no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.
“As doses recebidas para aplicação em profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas equivale a 12% do total deste grupo. Realizaremos este primeiro momento com as 1.500 doses recebidas e, tão logo novas doses específicas para estes trabalhadores cheguem ao Município, daremos continuidade”, explicou a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
Orientações do Ministério da Saúde (MS)
Conforme a Nota Técnica (nº 297/2021), emitida pelo Ministério da Saúde (MS), este grupo foi estabelecido como prioritário devido à exposição. Devem prevalecer os critérios a seguir para a aplicação do imunobiológico:
• Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
• Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimentos pré-hospitalar;
• Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra Covid-19;
• Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, como barreiras sanitárias e fiscalização de estabelecimentos.