A ampliação do Açude Velho, em Catarina, no Ceará, foi concluída e teve o reconhecimento dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A obra visa garantir segurança hídrica para a Região Nordeste do Brasil. Ao todo, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na modificação, que vai beneficiar mais de 20 mil pessoas.
O município de Catarina, localizado no Sertão de Inhamuns, a 150 km de Fortaleza, sofre com graves problemas causados pelos longos períodos de estiagem. A ampliação do açude irá assegurar o abastecimento de água para consumo da população, além de promover a agricultura familiar e a piscicultura.
"Estamos permitindo que as pessoas tenham acesso a um bem tão importante, que significa um diferencial para a qualidade de vida, além da geração de emprego, renda e oportunidades para o município", destaca o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio da Costa.
O repasse para o município ocorreu por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do MDR. Desde 2019, foram destinados R$ 478 mil pelo Governo Federal para a finalização da obra.
( O povo)