Secretária cita 'colapso total' da saúde no Cariri cearense e risco de 3ª onda: 'Não teremos medicamentos, oxigênio nem leitos'
As três cidades estão na contramão da flexibilização das atividades econômicas promovida pelo Ceará desde o início de abril. No mais recente decreto anunciado pelo governador Camilo Santana, as macrorregiões de Fortaleza e Sobral tiveram avanços em ampliar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Durante a vigência dos decretos municipais, a circulação de pessoas fica restrita nos espaços públicos e privados, e apenas atividades consideradas essenciais não terão o funcionamento alterado nesses municípios.
Mauriti
A cidade de Mauriti, a 490 quilômetros de distância de Fortaleza, tem pouco mais de 46 mil habitantes e passa por um aumento de casos de Covid-19. Segundo a secretária de Saúde do município, Evânia Furtado, as cidades do Cariri cearense sofre um cenário de "colapso total" no sistema de saúde.
Por conta desse cenário, na quinta-feira (20), Mauriti entrou em isolamento social rígido até o dia 1º de junho.
Entre as medidas decretadas estão a proibição de atividades não essenciais e toque de recolher das 20h às 5h. Durante a semana, vai haver uma flexibilização no comércio, com funcionamento permitido em horário reduzido e atendimento com 25% da capacidade.
Em caso de descumprimento das medidas sanitárias, será cobrada uma multa, cujo valor varia de R$ 3 mil a R$ 75 mil.
Crateús
Na cidade de Crateús, o isolamento social rígido passa a valer a partir de 0h deste sábado (22) até o dia 30 de maio.
Nesse período, somente serviços essenciais são autorizados a funcionar com atividades presenciais. As demais atividades econômicas e serviços do setor privado só poderão atender com entrega em domicílio.
Barreiras sanitárias foram colocadas na entrada do município e só estão autorizados a entrar em Crateús veículos de pessoas que comprovem que só estão de passagem para outras cidades, veículos de abastecimento e carga e pessoas que residam no município.
Bancos lotéricas e demais instituições financeiras estão proibidas de funcionar na cidade.
Tamboril
O isolamento social rígido em Tamboril começa neste sábado (22) e também segue até 30 de maio. O decreto estabelece toque de recolher na cidade das 20h às 5h e haverá controle da entrada e saída de pessoas e veículos.
Assim como nas outras cidades que adotaram medidas mais rígidas, apenas serviços essenciais podem funcionar de forma presencial.
Ficam suspensas atividades da construção civil, inclusive estabelecimentos comerciais que tenham essa finalidade. Oficinas só podem funcionar para manutenção de veículos pertencentes ao poder público.
(Do G1-CE)