O secretário municipal de saúde do município de Icó, Marcos Barreto, revelou na última sexta-feira (07) que os casos de Covid-19 estão aumentando assustadoramente na cidade, superlotando as unidades de saúde.
Marcos alerta que a situação é gravíssima, com a falta de leitos, ameaça de falta de medicamentos para intubação e possível escassez de oxigênio. O titular disse que, provavelmente, uma variante de Manaus esteja no município, pois a evolução da doença estar sendo muito rápida, principalmente em jovens. Ele pede que a população se conscientize e evite circular nas ruas sem máscara.
Desde o início da pandemia, já foram registrados 4.721 casos positivos da doença, com 4.040 recuperados e 76 óbitos. Marcos Barreto afirmou que o município está vivenciando uma ?situação atípica?, com aproximadamente 25 pessoas internadas com Covid 19. Dos ocupantes dos 10 leitos de UTI da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, 70% têm menos de 60 anos de idade.
Na cidade de Icó há ainda seis pacientes na fila esperando por um leito de UTI, sem previsão para vagas. Três já encontram-se intubados, de maneira improvisada, em leitos de enfermarias.
Secretário municipal de saúde do município de Icó, Marcos Barreto
( portal Icó News)