Em Tamboril o prefeito Marcelo Mota anunciou na noite desta quinta-feira (20/05) que o município vai entrar em isolamento social rígido a partir da meia noite de sábado (22/05). De acordo com o prefeito os casos aumentam de forma assustadora. No dia 10 de maio haviam 54 casos positivados, dez dias depois, já são 221 casos confirmados. Marcelo Mota ressaltou que o hospital de campanha que foi inaugurado recentemente no município, já conta com nove pacientes no oxigênio, por essa razão o lockdown é inevitável.
Em Independência o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça recomendou, nessa quinta-feira (20/05), que o Município adote medidas de isolamento social mais restritivas, com o objetivo de conter a proliferação da Covid-19 e, com isso, reduzir a pressão sobre o sistema de saúde no Município. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, é direcionada ao Prefeito e ao Secretário de Saúde de Independência.
No município de Novo Oriente o prefeito Nenen Coelho já havia decretado “lockdown” devido ao aumento do número de casos de Covid-19 no município e teve que prorrogar até o dia 24 de maio.
No município de Monsenhor Tabosa, o prefeito Salomão Sousa não encontrou alternativa a não ser decretar o isolamento social rígido a partir de 00h de amanhã (21/05) até o dia 28 de maio, com funcionamento apenas dos serviços essenciais e entregas em delivery. A prefeitura está realizando campanhas nas redes sociais pedindo as pessoas que denuncie os casos de aglomerações que o sigilo fica assegurado, como forma de barrar eventos clandestinos que gerem aglomerações.
Diante dos municípios estarem decretando lockdown, o Hospital São Lucas de Crateús, a referência da área da saúde da região já anunciou que deve entrar em colapso de hoje (20/05) para amanhã, devido a alta carga de atendimento. No início da semana, o comunicado do hospital já alertava que as UTI’s e enfermarias estavam lotadas com 81 pacientes e 6 em fila de espera, no Boletim Oficial publicado nesta quinta-feira, já são 93 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e em enfermarias, um número acima da capacidade do Hospital São Lucas.
É urgente e necessária a ajuda do Governo do Estado aos municípios da região dos Sertões de Crateús para evitar um colapso total e a falta de oxigênio devido a alta demanda de atendimentos.
Ceará Notícias