O festival, realizado entre 1 a 3 de maio de 2020, classificou 42 canções de artistas de todo o Brasil.
Com produção do compositor Salomão Rossy, que coleciona mais de 40 prêmios em festivais de música no Amazonas, o festival premiou os quatro primeiros colocados. A música vitoriosa foi “Quando o Homem Virará Pessoa?”, do cearense de Quixadá Eudes Fraga, residente em Belém, feita em parceria com Joãozinho Gomes, artista de Belém, Pará; seguida da música “Imensurável”, de Robertho Ázis, de Três Rios, Rio de Janeiro, com o segundo lugar; “Pintura em Lá Menor”, parceria de Valdo Cavalcante e Reinaldo Cardoso, de Manaus, do Amazonas, na terceira colocação, e “Nos Tempos dos Trilhos”, de Zé Alexandre e Chico Lobo, de São Paulo, levando o quarto lugar.
O programa também apresenta, entre canções de festivais e trilhas sonoras, “Um Abraço Terno Em Você, Viu Mãe?”, de Gonzaguinha; “A Banda”, de Chico Buarque; “Palco”, autoria de Gilberto Gil; “Guerreiras”, parceria de Valéria Pisauro, Laise Reis e Lidy Brito; “Ainda Há Tempo”, de Júnior Keréto; "Essa Tal Criatura", de Leci Brandão; “Ave Cantadeira”, autoria de Paulinho Pedra Azul; “O Cantador”, de Dori Caymmi e Nélson Motta; “Maria Fumaça”, de Kleyton e Kledir; “Velha Roupa Colorida”, de Antônio Carlos Belchior.
O programa divulga ainda inscrições e informações sobre a realização de novos festivais de música por todo o País.
Produzido por Nazicélia Costa e apresentado por Haroldo Holanda, Sons dos Festivais vai ao ar às quartas-feiras, às 20h. A reprise acontece aos sábados, às 16h.
Sobral de Prima