Agricultores podem perderem grande parte da produção por falta de chuvas, culturas como milho e sorgo tiveram perdas significativas. O feijão este ano surpreendeu com a produção realizada, é a avaliação do presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Riacho Verde em Quixadá.
Francisco Rodrigues (Chicão) revelou a reportagem do Sertão Alerta que um dos principais produtos produzidos nos roçados das localidades que compreendem o distrito, o milho, teve uma perda significativa, chegando a ter locais que não foi possível a colheita com maquinário.
Outra cultura prejudicada com a falta de chuvas em momentos esperados pelo homem do campo para plantar foi o sorgo que serve de alimento para os animais. A falta de água aliada a praga que não permite ser colhido por maquinas colheitadeiras, apenas com arado (Manual).
Desta forma as despesas chegam a serem superiores a 40% e ainda a demora na colheita que chega a serem colhidos no dobro do tempo. Mas a alegria chegou a safra de feijão nos campos de plantação, segundo o presidente da associação informou que praticamente todo agricultor colheu bem o feijão.
Uma leve chuva que caiu na manhã desta sexta-feira (18) já reacendeu a esperanças dos agricultores que trabalha m na colheita de toda produção
Sertão Alerta