A partir desta segunda0feira (14), novas medidas passam a valer na maioria do território cearense. O governador Camilo Santana anunciou (em transmissão nas redes sociais, na sexta-feira, 11) que um novo decreto passaria a valer a partir desta semana. O decreto permite o retorno de aulas presenciais em todas escolas de ensino médio, amplia a capacidade de pessoas em templos religiosos e academias, além disso, aumenta o horário do toque de recolher.
No antigo decreto, o toque de recolher era de 22h às 5hs da manha. No novo, o horário passa a ser a partir das 23h. Templos religiosos, que antes podiam fazer suas celebrações com 35% de sua capacidade, poderão permitir 50% de público. As academias também podem ampliar seu público. Agora, os estabelecimentos podem ter 40% do total de seu público. Os eventos corporativos com público limitado — ou seja, de trabalho e empresariais — também foram liberados.
CARIRI DE FORA
Durante a transmissão, o governador e o Secretário Estadual de Vacinação, Dr Cabeto, mostraram gráficos da evolução da doença no Ceará. Segundo os dados, a situação da região do Cariri ainda é bastante preocupante. Em todas as regiões houve redução de casos e de mortes, exceto no Cariri, no sul do estado.
“No Cariri, a gente não enxerga a mesma realidade. Houve crescimento no uso de UTIs e de enfermaria”, afirmou Cabeto.
“No Cariri houve redução, mas ainda há valores de 45%, quase metade das pessoas que fazem Swab nasal (teste da doença) testam positivo. No Ceará, há uma estabilização em todas as regiões, mas não há uma redução sistemática, o que mostra que nós ainda devemos ser prudentes em relação ao controle social, medidas de isolamento, uso de máscara”, disse o secretário da Saúde.
Clique aqui e confira, na íntegra, o novo decreto.