Não ao modismo das ÁRVORES EXÓTICAS de outros Bioma e sim a valorização do Bioma Caatinga, esse danado desconhecido onde moramos e vivemos! Foi esse o NORTE do "Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá", implantado há 3 anos na cidade de Pacujá nas EEF Coriolano Alves de Brito (a 1ª a aceitar o desafio), EEF João Lopes de Matos, EEF São João Batista e EEF Walfrido Salmito (zona rural), cuja missão primordial é o fortalecimento da EDUCAÇÃO AMBIENTAL e o combate de frente ao NIM INDIANO, árvore exótica prejudicial a Caatinga, com a sua substituição lenta e gradual pelas espécies nativas do Bioma Caatinga.
Inicialmente a "ação foi impactante" pelo vácuo deixado com a retirada do nim indiano, essa planta exótica vinda da Índia ocasionando danos às estruturas residenciais e comerciais, praças e alamedas, calçamento e até no asfalto. Ficou a princípio aquele vácuo e logo sendo preenchido com as espécies nativas do nosso Bioma. Passado 3 anos de ações constantes, hoje a cidade de Pacujá, na Zona Norte do Estado do Ceará, comemora o MILAGRE DA NATUREZA, em pleno mês de junho já chegando Julho, vemos um Meio Ambiente se recompondo, os IPÊS DO BRASIL na cor lilás, o PAU BRANCO, a CATINGUEIRA, o PAU FERRO, o SABIÁ estão floridos, a cidade está amena, alegre, colorida e mais charmosa, causando admiração aos moradores e visitantes. Próximo a sede do município, na Fazenda Gravatá o jovem MANOEL RODRIGUES nos mostra orgulhoso os Ipês floridos na propriedade de seus pais, um espetáculo da Natureza imperdível. Já na 1ª MANCHA VERDE URBANA DA CAATINGA em frente ao Estádio Pueirão, vemos as citadas árvores nativas na cidade de Pacujá floridas e as fruteiras (goiabeiras) produzindo frutos que alimentam os inúmeros pássaros dando mais vida ao local, para deleite de seus moradores, essa foi uma ação de CRIANÇAS e ADOLESCENTES da EEF Coriolano Alves de Brito. No entorno da EEF João Lopes de Matos temos a 2ª Mancha Verde Urbana da Caatinga nos oferecendo o mesmo espetáculo.
No pátio interno da EEI Maria Édna, há um jardim e um pomar que é o xodô de Pacujá e da criançada, o espaço surpreende pelo colorido das flores e desenvolvimento das árvores fruteiras. A atual administração municipal está sensível ao Setor, continuará apoiando essas ações exitosas porque são elas que ajudam na difusão da positiva imagem do Município de Pacujá, estamos fazendo o que o Brasil em muitas Regiões não faz, diz o jovem ambientalista LÉO CARVALHO.
Essa ATITUDE e DECISÃO POLÍTICA mudou radicalmente a geografia urbana, o VERDE ocupou seus espaços, a cidade com sombra nesses espaços e quem vê tais espaços se surpreende com o crescimento rápido dessas espécies, graças ao apoio e parceria da SEMA - SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE cuja presença no Secretário ARTUR BRUNO,é marcante e seu apoio foi crucial para o êxito dessas ações, Pacujá tem uma dívida de gratidão para com a SEMA Secretário ARTUR BRUNO, MARIA DIAS, SÉRGIO MOTA, ULISSES e GENARIO AZEVEDO.
A RECUPERAÇÃO DO BIOMA CAATINGA É APENAS UMA QUESTÃO DE ATITUDE DAS PESSOAS E DE DECISÃO POLÍTICA, O BIOMA TEM JEITO, SIM SENHOR, sentencia o ambientalista Jorge de Moura.