A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou neste mês a implantação do programa SmartBox para capacitação dos moradores no uso de celular como ferramenta digital para além das redes sociais. De forma gratuita, a população do município, que fica a 94 quilômetros de Fortaleza, poderá aprender a usar outras funções que os smartphones oferecem, como QR Code, realizar pagamentos de contas e transferência de dinheiro (internet banking), compras online, solicitação de segunda via de contas e até fazer cursos. Ao todo, serão 15 estruturas no município.
Neste primeiro momento, o projeto funciona em formato piloto na rua Francisco Henrique de Azevedo, localizada próximo ao prédio do Centro de Apoio ao Turista, no Mirante da Praia da Lagoinha. O SmartBox está com as atividades em andamento desde a inauguração, no último dia 9 de junho.
Para auxiliar a população que deseja aprender a utilizar as ferramentas, o projeto conta com monitores. Conforme a prefeitura de Paraipaba, a iniciativa busca, inicialmente, alcançar pessoas de baixa e média escolaridade, que têm menos oportunidades para desenvolver habilidades digitais.
Nas redes sociais, a prefeita do município, Ariana Aquino (Podemos), fez uma publicação destacando a iniciativa e a inauguração do projeto. “O registro desta data é importante para constatar o avanço da transformação digital no nosso município”, escreveu.
Além de ensinar aos moradores que não têm muita familiaridade com as ferramentas da internet, o projeto está colaborando no cadastramento das pessoas na vacinação contra a Covid-19, na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A iniciativa busca intensificar o número de cadastros da população para que todos possam ter direito de se vacinar contra a doença. (Colaborou Kauanna Castelo)
LEIA TAMBÉM | Mutirão tenta cadastrar meio milhão de fortalezenses sem cadastro pra vacina
Serviço
SmartBox - Lagoinha
Onde: Rua Francisco Henrique de Azevedo, 792, Paraipaba
Contato: (85) 99226.9530 (WhatsApp)
o Povo