ELAS E ELES DERAM O PONTO PÉ INICIAL PARA A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PACUJÁ-ASPAC, EM PROL DO FORTALECIMENTO DO SETOR DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA E DO COURO.

Blog do  Amaury Alencar
0



             

 Eram 17h e 30min, desta histórica sexta feira, dia 23 de Julho de 2021, quando um grupo de artesãos do município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, se reuniram com um objetivo comum: a fundação de uma Instituição Civil, sem fins lucrativos mais que fortaleça o setor do artesanato da carnaúba e do couro como fator de desenvolvimento sustentável, gerando ocupação e renda para centenas de famílias com parcos recursos financeiros.

A Entidade será representativa com regras claras em seu Estatuto, estará a serviço do desenvolvimento sustentável da classe e do município, respeitará os princípios de igualdades, não fará distinção de raça, credos religiosos, políticos, cor ou sexo, zelará pelo cumprimento dos princípios para as quais será criada, a associação estará ao lado de seus associados e de suas famílias, oferecendo-lhes apoio, capacitação em busca de uma gestão com resultados positivos.
Doravante, o grupo irá trabalhar nomes, nomes comprometidos com a causa social e com a coisa pública, com conhecimento da "função do artesão", como um ente importante para a sociedade e crescimento sócio, econômico e social da classe e do município. Nomes este que comporão a DIRETORIA EXECUTIVA, o CONSELHO FISCAL e DELIBERATIVOS, irão reger a Associação dos Artesãos de Pacujá-ASPAC, por um período de 4 anos, podendo os ditos membros serem reeleitos para mais um período consecutivo.
A Instituição terá Artigos e Parágrafos em Defesa do Meio Ambiente e da Sustentabilidade Ambiental em DEFESA do Bioma Caatinga, objetivando proteger sua FAUNA e sua FLORA. A Carnaubeira, Árvore Nativa do nosso Bioma, se tornará símbolo, a partir de então, A ÁRVORE DA PROVIDÊNCIA ganhará mais uma Entidade que lutará por sua proteção e integridade.
  1. APOIADORES - Estiveram presentes ao ato, o ambientalista JORGE DE MOURA, reforçando a importância do momento que é propício para essa tomada de decisão, listou uma série de vantagens do grupo está reunido numa entidade representativa e sentenciou: "toda comunidade, grande ou pequena, que trabalha em prol da causa comum terá sucesso, e se queres ser grande, canta tua aldeia", frase muito usada no auspicioso Programa Nacional de Municipalização do Turismo-PNMT, que mostrou a cara do Brasil no Setor do Turismo, fortalecendo os demais segmentos tais como Ecoturismo, Turismo Científico, Cultural, de Negócios, Religioso, etc. O jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Léo Carvalho), esse arregaçou as mangas em prol do grupo indo buscar apoio direto da CEART-Central de Artesanato do Ceará que de pronto o atendeu; Pe. JOÃO JESUÍNO MARQUES o Pároco local abraçou a causa, emprestando todo apoio e a coordenadora local da PASTORAL DA CRIANÇA que arregimentou o grupo das artesãs, a incansável CÉLIA MARIA MARIA, são responsáveis direto por essa ação impactante no seio da comunidade pacajuense.
  2. O mais importante de tudo isso é o caminhar do grupo, os artesãos com suas próprias pernas estão buscando apoio e parcerias, de extrema importância para o desenvolvimento do Município de Pacujá porque todos ganham. O artesão Josemilton Damião da Costa, artesão do couro com peças bem características e parecidas com as do Seu Expedito Seleiro de Nova Olinda, faz o diferencial, ele reforçou a importância do grupo, a parceria com a CEART e a obtenção da Carteira do Artesão, um PASSAPORTE de extrema importância para nós do artesanato da palha e do couro. Muito feliz por ver que agora nosso trabalho será valorizado, a grande mídia está nos ajudando e divulgando nossos trabalho Mundo afora, felizmente, estou recebendo ligações de várias partes do Brasil com empresários e comerciantes interessados nos produtos de Pacujá. Muito felicidade, temos muito o que agradecer a Deus, disse em tom emocionado. 
  3. O Prefeito Raimundo Filho, saúda esse momento como dos mais propícios e positivos, a Prefeitura Municipal estará aberta para apoiar a causa sem interferir no caminhar do grupo, as Secretaria Municipais do Meio Ambiente, Cultura e Turismo e da Educação ganharão um forte importante aliado em prol do fortalecimento da economia local.
  4. Outra meta do referido grupo, será buscar apoio e a parceria do SEBRAE/CE e Órgãos Estaduais e, assim, eles caminharão lado a lado com o progresso e bem estar social coletivo no Município de Pacujá.
  5. SOCIEDADE QUE SE PREZA, LUTA POR SEUS DIREITOS E BEM ESTAR SOCIAL.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)