Com apenas 45 dias de vida, a pequena Marília Costa de Carvalho Sousa, que nasceu na cidade de Acopiara, no interior do Ceará, já possui anticorpos contra a Covid-19. A criança é filha da enfermeira Gleise Carvalho, diagnosticada com Covid-19 no início da gestação e após se recuperar da doença foi imunizada com a vacina CoronaVac
A confirmação de que Marília possui os anticorpos contra a Covid-19 ocorreu na última segunda-feira (19), com o resultado do teste de neutralização SARS-COV-2 realizado com as amostras de sangue da recém-nascida. “Foi com grande alegria, com grande satisfação que descobri que ela já estava com anticorpos. Tanto porque eu tomei a vacina e já tinha tido Covid, como também eu estou amamentando", disse a mãe.
Covid-19 durante a gestação
Gleice trabalhava como enfermeira na linha de frente do Hospital Municipal de Acopiara e em outubro de 2020 foi diagnosticada com Covid-19. No mesmo período ela também descobriu a gravidez. "Foram momentos de muita aflição e ansiedade, por ser uma doença nova, que a gente não sabia como agir e principalmente por eu estar gestante", relembra.
As primeiras vacinas contra o novo coronavírus chegaram ao Ceará em janeiro de 2021. Com o início da imunização, que teve os profissionais de saúde entre o público alvo da primeira etapa, Gleice foi orientada pela obstetra a se vacinar. "Fui vacinada com a primeira dose no mês de fevereiro e em março tomei a segunda dose da CoronaVac. Em junho tive a minha bebê, chamada Marília", relata Gleice.
Além de Marília, Gleice é mãe de um garoto. A família, que já estava em celebração pela chegada da menina, comemora também a imunização da bebê.
G1 CE