A Secretaria de Saúde do Município de Salitre em nota expedida a imprensa nega veementemente ter recebido quaisquer lotes de vacinas vencidas.
O município consta ter recebido um total de 49 doses dos lotes CTMAV505, CTMAV505 e 4120Z005.
A Secretaria de Saúde do Estado afirmou que o Ministério da Saúde teria informado que houve um erro na embalagem das doses do imunizante.
“Na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022”, diz trecho da nota.
Os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),ressaltaram que a possibilidade de erro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização não está descartada. As entidades apontam que os dados apresentam instabilidade desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil.
A Secretaria Geórgia Sousa reforçou o compromisso de imunizar toda a população salitrense com imunizantes aprovados pela Anvisa e dentro do prazo de validade das vacinas.