Após vivenciar uma das piores crises econômicas, causada pela pandemia do novo Coronavírus, o turismo tenta se reerguer. Um dos setores mais afetados pela doença, se articula para pensar projetos e estratégias que visem, com efetividade, a retomada dessa atividade. No Ceará, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (Cetur), se reuniu com o Sebrae Ceará para debater o desenvolvimento de ações voltadas para o segmento. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 02, e contou com representantes do Sesc, Senac e Sebrae Ceará.
Conforme o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, este é apenas o início de um trabalho integrado que identificarão os pontos em comum entre as ações realizadas pelas instituições para o desenvolvimento dos polos turísticos do Estado. “O turismo é sem dúvidas um dos setores mais importantes para a economia, por isso temos que juntar todos os esforços para a recuperação desse segmento”, defendeu.
Segundo a presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, esse primeiro encontro teve o objetivo de debater ações conjuntas para apoiar os empreendedores do turismo nas diversas regiões do Estado. A ideia é unir o projeto Rotas Turísticas do Sebrae com o Sistema Fecomércio, através dos cursos de capacitação do Senac e com o fomento ao Turismo Social realizado pelo Sesc.
“Através dessa união teríamos uma governança local nas regiões das Rotas, formadas pelas Rotas das Emoções, Falésias, Mirantes da Ibiapaba, Verde do Café e do Cariri”, pontuou Circe Jane.
A presidente do Cetur destaca que a Fecomércio, através do Conselho, está cumprindo sua missão de estimular projetos e iniciativas com potencial de gerar resultados efetivos. “Queremos unir cultura local e turismo trabalhando a capacitação para os novos negócios e reestruturando os que já existem, com mão de obra qualificada, bem como identificar oportunidades nos 33 municípios envolvidos nas Rotas”, pontuou.
De acordo com o Sebrae, são 1.250 empreendimentos atendidos trabalhando os aspectos: produto, governança e promoção. Os objetivos são fomentar o turismo doméstico, fortalecer os territórios e articular as redes de fornecedores locais.
Para o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, Sesc, Senac e Sebrae já têm uma atuação forte na área do turismo, mas é possível encontrar pontos de convergências para potencializar ainda mais o trabalho dessas instituições.
Também participarem da reunião a diretora Regional do Senac, Ana Claudia Martins; o diretor Regional do Sesc, Henrique Javi; o diretor de Educação Profissional do Senac, Gustavo Henrique Escobar, o gestor estadual de turismo do Sebrae, Silvio Moreira, a consultora de produtos educacionais do Senac, Cíntia Oliveira e a gerente de programação social do Sesc, Ana Carmélia Araújo.
Roberto Moreira