Deputado propõe que policiais cearenses usem câmeras durante abordagens

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Elmano Freitas é advogado e da base aliada do Governo do Estado. Foto: Reprodução/Blog do Edison Silva.



O deputado Elmano Freitas (PT), durante discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, ocorrida na quinta-feira (19), defendeu que os policiais cearenses usem câmeras acopladas em seu corpo para filmar suas ações durante abordagens.

Ele toma como exemplo o sistema usado pela Polícia Militar de São Paulo. Segundo o parlamentar, a medida é uma maneira de resguardar a vítima de abusos policiais, bem como do próprio agente em caso de ataque contra sua ação.

As imagens capturadas pelas câmeras deverão ser compartilhadas com a corregedoria dos órgãos de Segurança Pública, e preservadas quando houver algum caso de letalidade/lesão corporal.

“Já presenciamos ou tomamos conhecimento de algum abuso policial. Também presenciamos, que, algumas vezes, uma pessoa é presa em flagrante e apresenta uma versão diferente, de fatos não ocorridos, e isso pode prejudicar o profissional da segurança”, relata.

Segundo Elmano, sua sugestão trará um “avanço tecnológico” na atividade da segurança, garantindo um controle da atividade dos profissionais, além de salvaguardar o direito da família da vítima, que sofreu alguma violência policial, de solicitar as imagens.

Ademais, o parlamentar do PT fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo governador do Estado, Camilo Santana, na área da segurança pública cearense.

São Paulo

Citado pelo deputado petista, o programa “Olho Vivo“, implantado em São Paulo, foi anunciado em junho de 2020 pelo governador João Doria (PSDB). Em abril deste ano, o projeto começou a ser executado no território paulista.

Desde o ano de 2013 que a Polícia Militar de São Paulo estudava métodos para uso de câmeras corporais durante abordagens policiais. Os testes se iniciaram em 2016.


                        Jornalista Edson Silva 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)