Sete escolas cearenses são finalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã da Sansung

Blog do  Amaury Alencar
0



Os Estados de São Paulo, Ceará e Paraná são os três primeiros em número de projetos, com cinco, quatro e dois semifinalistas, respectivamente. Por região, o Nordeste aparece em primeiro lugar com sete equipes classificadas. Este é o segundo ano em que o programa ocorre de forma totalmente remota. Mesmo assim, houve um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020. A Samsung anuncia os semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da companhia, que estimula alunos da rede pública de ensino a identificarem e resolverem problemas sociais por meio de abordagens em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Estão concorrendo 20 projetos desenvolvidos de forma criativa e inovadora como soluções para desafios atuais da sociedade.

Entre os semifinalistas estão projetos com foco em sustentabilidade, como um sistema de irrigação alternativo de baixo custo, uma lixeira inteligente para a separação do lixo e até a produção de Biogás reaproveitando resíduos orgânicos. Também foram selecionados projetos voltados para tratamento e prevenção da saúde, como é o caso do dispositivo para desinfecção de máscaras faciais e do protótipo de sistema anti-Covid-19 para o ambiente escolar, além da reabilitação pulmonar de baixo custo para pacientes curados da SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

“O Solve for Tomorrow mostra mais uma vez a sua importância para o cenário nacional da educação. O programa dá exemplos do impacto positivo dessa integração de conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática às demandas da sociedade. A Samsung reafirma seu compromisso com a visão global de Responsabilidade Social: “Together for Tomorrow! Enabling People” com o propósito de fomentar uma educação de qualidade para as próximas gerações”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

As 10 equipes finalistas serão anunciadas no dia 08 de outubro e cada aluno receberá um Notebook Samsung como prêmio. Já em novembro, serão abertas as votações populares e a avaliação do júri para escolher a equipe vencedora. A equipe que for a primeira colocada será premiada com um smartphone Samsung para cada aluno e uma Smart TV Samsung para a escola, além da experiência e desenvolvimento social e pedagógico por criarem projetos capazes de melhorar a realidade da região onde vivem.

“Os 20 projetos semifinalistas trazem a representatividade de todas as regiões brasileiras e apresentam respostas para dificuldades dos diferentes territórios, assim como para questões globais – como a pandemia de Covid-19. Em seu conjunto, destacam-se pelo desenvolvimento com base na abordagem STEM e pela busca de soluções viáveis dentro do contexto escolar, considerando-se os recursos disponíveis na comunidade. Acreditamos que a mentoria, apoio on-line que será oferecido aos 20 projetos selecionados, será uma oportunidade para as equipes aprimorarem suas propostas, além de trocarem entre si experiências e respostas para os desafios da investigação científica”, afirma Ana Cecília Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação.

O Solve for Tomorrow está presente em mais de 20 países. Desde 2014 no Brasil, o programa já envolveu mais de 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.

Para mais informações, acesse o site do programa em https://respostasparaoamanha.com.br/.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)