12ª edição do Artefatos da Cultura Negra começa nesta segunda (20), no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0




                                   foto George Wilson 

Começa, na próxima segunda-feira (20), a décima segunda edição do Artefatos da Cultura Negra: evento anual que objetiva fortalecer a construção de uma educação antirracista. O intuito é ampliar a compreensão e a participação da presença negra e das africanidades na história e na cultura brasileiras. O evento acadêmico, voltado à formação de professores(as) da educação básica, gestores(as) públicos, pesquisadores(as), estudantes, integrantes de movimentos sociais e interessados em Cultura Negra, será realizado entre os dias 20 e 25 de setembro de 2021.

A exemplo do que ocorreu em 2020, em razão da necessidade de distanciamento social para contenção da Covid-19, toda a programação de 2021 será realizada remotamente, com mesas redondas, rodas de conversa, feiras, atividades culturais, exposições artísticas e lançamento de livros. Os interessados em participar do congresso devem realizar inscrição até o dia 20 de setembro de 2021, pelo site do evento.

Evento

O Artefatos da Cultura Negra é um congresso anual, realizado por diversas instituições caririenses, entre elas a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Também realizam o evento a Associação Libertária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável (Aldeias), o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e o Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe (MOACPÉS).

 O Artefatos conta ainda com a parceria de várias outras instituições, entre as quais estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasieira (Unilab), o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade do Tenesse, o Coletivo Camaradas, a Cáritas Diocesana de Crato, o Fórum Itinerante de Cinema Negro, a Frente de Mulheres do Cariri, o Sistema Fecomércio/SESC-Ceará, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e a Revista África e Africanidades.

                                     ( Badalo) 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)