Campos Sales irá sediar o Fórum de Segurança Publica do Cariri Oeste, nesta segunda Feira (13)

Blog do  Amaury Alencar
0

 




O crescimento dos índices de violência no Cariri Oeste motiva a realização do primeiro Fórum Regional de Segurança Pública da região,  a ser realizado nesta  nesta segunda feira (13), na quadra poliesportiva da escola de ensino profissionalizante presidente médice  no município de Campos Sales, com início previsto para ás dez horas da manhã. 

 O evento contará com as participações de deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), deputados estadual, vereadores, prefeitos, representantes de entidades de classes,  do secretário de Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, e representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. A iniciativa partiu das câmaras municipais de sete municípios: Salitre, Campos Sales e Araripe, e deverão participar ainda os demais municípios que compõe a meso região.

As sete cidades têm em comum a subordinação das atividades policiais à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato, um dos pontos a serem tratados como gargalos da área na região. “Quando se precisa, principalmente aos finais de semana, de alguma ocorrência urgente, as guarnições da Polícia Militar saem para a ocorrência e deixam as cidades descobertas de policiamento”, comenta o vereador Silvio Pinto (PT), de Salitre. 

Ele detalha que o primeiro objetivo do encontro é transformar a delegacia municipal de Campos Sales em uma delegacia regional. “Porque tem toda uma estrutura para atender melhor esses serviços de atendimento e ocorrência”, acrescenta. Silvio menciona, ainda, que o efetivo policial nas cidades é outro ponto a ser tratado. “Municípios como Salitre e Araripe, que têm 20 mil e 23 mil habitantes, têm quatro policiais. Então, não há condição de a polícia fazer um bom serviço”.

As ações também se estendem para os trabalhos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, serviços estes centralizados em Juazeiro do Norte. “Já tiveram casos de, quando falece uma pessoa, ficar 13 horas esperando no chão com a família olhando, num acidente e num homicídio. 

São coisas que precisamos tratar, porque se juntar os 10 municípios do Cariri Oeste, temos mais de 220 mil habitantes. Então, temos que primar e cuidar da questão da segurança nessa região”, conclui Silvio Pinto, citando que a articulação, atualmente, mantém contato com os prefeitos dos municípios mencionados.

O presidente da Câmara Municipal  de Salitre  Carlinhos da Bulandeira (PT), considera o tráfico de drogas e crimes violentos como principais fatores para o aumento da violência na região. “Porém, entendemos que os principais gargalos a serem combatidos não estão diretamente ligados à violência em si, mas na prevenção, criando formas de ocupar a juventude com atrativos educacionais, esportivos e de incentivo ao trabalho”.


            Jornalista Amaury Alencar 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)