Coletivo Camaradas desenvolverá projeto urbanístico na comunidade do Gesso, no Crato

Blog do  Amaury Alencar
0




Nos próximos dias será iniciado trabalho de intervenção urbanística e paisagística na comunidade do Gesso, no Crato, a partir de iniciativa do Ponto de Cultura Coletivo Camaradas, organização que vem atuando desde 2007 na localidade.
O arquiteto Gabriel França, que desenhou a proposta escutando os moradores diz que o intuito da intervenção urbana e paisagística do Gesso é principalmente a valorização dos espaços de convivência da população. Ele destaca que busca criar o poder do pertencimento da população nos locais da intervenção, o que incluir criação de canteiros, bancos, melhoria do calçamento e mobilidade urbana como escadas para passagem entre as linhas do metrô e corrimão. França enfatiza ainda que pintura é outro elemento importante porque irá trazer as cores da cultura popular. “Isso dar vida”, acredita o arquiteto.
A mão de obra contratada para realização do trabalho é da própria comunidade. Para o Coletivo Camaradas isso é uma forma de valorizar os moradores, mas também de criar uma relação de pertencimento com o lugar.
O Projeto prevê também a ampliação da iluminação pública no entorno da Quadra do Gesso. O Coletivo encaminhou solicitação à Secretaria de Infraestrutura, a qual ficou de elaborar o projeto para solicitar a instalação dos postes. A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano ficou de fornecer as plantas medicinais que irão para os canteiros.
A ação faz parte das atividades da VII Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances – Mostra IP que será realizada pelo Coletivo Camaradas, no período de 15 a 17 de setembro, a qual que acontecerá em vários estados brasileiros, como é o caso do Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, através da La Plataformance, Cuca da UNE, Coletivo Gia, Coletivo Aparecidos Políticos, Coletivo Catapoesia e Coletivo Psicodélico. No Crato, as ações serão concentradas no Território Criativo do Gesso, que incluirá uma série de ações no campo da performance e das intervenções urbanas com artistas da região do Cariri.
Essas ações são fruto do projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio Fomento da Cultura e Arte do Ceará, da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, através da Lei Aldir Blanc.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)