A iniciativa é o do setor de Educação do Departamento Municipal de Trânsito e envolve, ainda, o Detran-CE e a entidade de proteção de animais, Aldeia da Luz, além da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB Juazeiro, e as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Serviços Públicos, que ficará responsável pela fiscalização de animais soltos nas vias, ou que tenham sido abandonados pelos seus tutores.
Conforme a gerente do setor de Educação e Estatística do Demutran, Cláudia Barbosa, haverá a orientação dos condutores sobre os riscos de acidentes, seja por animais soltos nas vias, bem como pela condução inadequada de animais no interior dos veículos.
Para o transporte irregular, o infrator pode ser multado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. No caso de abandono de animais, a multa é por crime ambiental.
A campanha ocorrerá de forma periódica a cada três meses e envolverá, também, educação nas escolas da rede municipal, orientando estudantes sobre os cuidados devidos com os animais.
As denúncias podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (88) 3511-3512, ou para o Demutran, pelo número (88) 35715826.