(foto: Divulgação/PT) |
Foram realizadas quatro simulações de primeiro turno pelo Datafolha. Em uma delas, o candidato do PSDB é o governador do RS, Eduardo Leite, que tem 4% das intenções de voto. Lula tem 42%, Bolsonaro 25%, e Ciro Gomes (PDT) 12%.
Os outros cenários colocam João Doria como o escolhido pelos tucanos. Veja as comparações a seguir:
Lula, Bolsonaro, Doria e Ciro
Lula: 44%
Bolsonaro: 26%
Ciro: 9%
Doria: 4%
Lula, Bolsonaro, Doria, Ciro e Luiz Henrique Mandetta (DEM)
Lula: 42%
Bolsonaro: 25%
Ciro: 12%
Doria: 4%
Mandetta: 4%
Lula, Bolsonaro, Doria, Ciro, José Luiz Datena (PSL), Simone Tebet (MDB), Aldo Rebelo (sem partido), Rodrigo Pacheco (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania)
Lula: 42%
Bolsonaro: 24%
Ciro: 10%
Doria: 5%
Datena: 4%
Tebet: 2%
Rebelo: 1%
Pacheco: 1%
Vieira: 0%
Em todos os cenários, brancos e nulos somam 11%, à exceção da pesquisa com mais candidatos, em que este grupo representa 10%. Os que não sabem ou não opinaram representam 1% na disputa Lula/Bolsonaro/Ciro/Doria, e 2% nos outros cenários.
Lula também lidera na pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula segue na liderança. O petista tem 27%, contra 20% de Bolsonaro e 2% de Ciro Gomes. Outros candidatos, juntos, somam 3%.
Nesta modalidade, há também 10% de votos brancos ou nulos. Os que não sabem em quem votar, na pesquisa espontânea, chegam a 38% dos entrevistados.
Ex-presidente derrotaria todos os outros candidatos no segundo turno
Nas simulações de segundo turno foram apresentados também quatro cenários. Lula foi comparado a Bolsonaro, Doria e Ciro, e foi perguntada também a possibilidade de uma disputa Doria x Bolsonaro.
Lula vence o atual presidente por 56% a 31%. O petista também venceria de Ciro por 51% a 29%, e Doria por 55% a 23%, segundo a pesquisa. Em segundo turno sem Lula nem Ciro, Doria teria 46% da preferência, contra 34% de Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha entre 13 e 15 de setembro, entrevistando 3.667 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O POVO