Intervenções urbanas, performances e virtualidade marcam a 7ª edição do Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances – Mostra IP que se encerra nesta sexta-feira, 17. A Mostra é realizada pelo Coletivo Camaradas (CE) e tem a correalização dos Cuca da UNE (Nacional), Coletivo Aparecidos Políticos (CE), Coletivo GIA (BA), Coletivo Catapoesia (MG), Coletivo Psicodélico (AP) e La Plataformance (SP). A programação envolve artistas de vários estados brasileiros em exibições de trabalhos, debates e ações presenciais.
Os debates e exibições dos vídeos são transmitidos pelo Canal do Coletivo Camaradas no Youtube. No Crato, o Território Criativo do Gesso será ocupado por 15 artistas que desenvolverão trabalhos de grafite, lambe-lambe, registros fotográficos e performances. Além de uma intervenção que visa melhor o aspecto urbanístico e paisagístico na comunidade do Gesso. A ação foi desenhada pelo arquiteto Gabriel França e será desenvolvida pelos moradores da localidade.
Para Jordylyane Almeida, integrante do Coletivo Camaradas e coordenadora da Mostra, essa edição tem um formato diferente das anteriores e ao mesmo tempo cria possibilidades de novas articulações nacionais. Ela destaca que a ocupação artística no Território Criativo do Gesso é uma estratégia política de colocar em evidência a experiência sobre o direito à cidade que vem sendo desenvolvida pela organização neste território.
O evento é uma referência nacional de evento colaborativo de base comunitária no campo da intervenção urbana e da performance e faz parte das ações do projeto Território Criativo do Gesso aprovado no edital de Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, através da Lei Aldir Blanc.
Programação:
16/09 - 19h:
Coletivo Catapoesia – Minas Gerais
Mesa: Pelas ruas das Cidades (Sol Barreto, Juliana Padula, Israel Campos, Antônio Chapéu)
17/09:
8h - Ações no Território Criativo do Gesso (Bárbara Matias, Charles Lessa, Fluxo Marginal, Jéssyca Sereia, Cristiano Ramos, Wanderson Petrova, Gabriel França)
15h - Coletivo Psicodélico - Amapá
Mesa: Movimentos po(é)ticos de resistência na cidade (Mapige Gemaque, Susan Monteiro, Emi Barbosa)
19h - Cuca da UNE - Nacional
Mesa: Educação e arte - intervenções e performance na Univer(Cidade)
Manuella Mirela, Paola Socas, Daline Ribeiro
O Coletivo
O Coletivo Camaradas é um Ponto de Cultura. Nos últimos anos vem se destacando pelo trabalho de criação e movimentação do Território Criativo do Gesso, que ocupa cinco bairros do Crato: Palmeiral, São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia e Centro.
O Território
O Território Criativo do Gesso é uma experiência pautada pelo direito à cidade. Ele nasce em 2015, tendo como mobilizador, o Coletivo Camaradas, a partir da inquietação de compreender a relação entre lugar e o Território em que está inserido.
O Território tem como tática política pensar o lugar (Comunidade do Gesso), a construção de uma narrativa de lugar, dando visibilidade à potência criativa das ações desenvolvidas no território e, ao mesmo tempo, criando uma agenda positiva e de combate ao vitimismo, estigmatização e discriminação.