A Carnaúba, Árvore Símbolo do Ceará e também da Providência é a responsável pela consolidação do Grupo de Artesãs no Município de Pacujá, são com suas sensacionais PALHAS que doravante surgirão peças de artesanato imaginável por esses lados de cá.
O GRUPO ARTE PACUJÁ está com sua CREDENCIAL a "Carteira do Artesão", que lhes dão uma série de vantagens e benefícios, na capacitação patrocinada pela CEART, estiveram na cidade de Pacujá, a DESIGNER Carol Rodrigues e Dona Conceição Mestre de Artes de Cariré, responsáveis pela coleção ARTE PACUJÁ, este sim, será o artesanato com a cara do município, que irá assegurar ocupação e renda para dezenas de famílias especialmente as atendidas pela Pastoral da Criança, esta ação está dentro das diretrizes e dos procedimentos das Políticas Públicas Sociais voltadas para a população.
Emocionado, o Pe. João Jesuíno Marques falou para o blog do Amaury de Alencar e para o Site Matheus Repórter Cariri, ele fez um retrospecto da história da Arte da Palha da Carnaúba no Município de Pacujá que pela 1ª vez na sua história, valoriza a ARTE das ARTESÃS como uma atividade rentável que irá gerar RENDA e OCUPAÇÃO, levando dignidade para as famílias envolvidas e nós, como artífices desse movimento, agradecemos a DEUS pelo momento e glorificamos o CRIADOR por nos permitir, sermos também, ATORES desse magnífico momento para a História, com terá impactos positivos para a economia do município.
Agradeço os esforços e a pronta determinação do Governo do Estado do Ceará através da CEART-Central de Artesanato do Ceará que "requalificou e profissionalizou as artesãs", ajudando fortalecer a cadeia produtiva do artesanato da palha da carnaúba, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento ambiental, cultural, social e econômico de Pacujá. Estendo também, minhas justas e merecidas homenagens a Prefeitura Municipal de Pacujá, a qual timbro o Prefeito Raimundo Filho, ele apoia com entusiasmo essa ação cujos impactos serão positivos para a sociedade local com reflexos regionais.
Ao SEBRAE/CE Regional Tianguá que estará nessa empreitada em prol de Pacujá trabalhando o EMPREENDEDORISMO, a SETUR-Secretaria do Turismo do Ceará que nos dará o NORTE para o Setor do Turismo, SEMA-Secretaria do Meio Ambiente do Ceará que vem nos apoiando nas ações de Educação Ambiental e na preservação do Meio Ambiente e do nosso Bioma Caatinga e a FECOMÉRCIO, virão para somar, mudarão radicalmente para melhor, a economia local.
E por fim, meus agradecimentos se estendem aos ambientalistas Jorge de Moura que com seu entusiasmo e conhecimento tornou possível este sonho e ao Léo Carvalho que no ardor da sua juventude nos dá exemplo de dignidade, conhecimento e responsabilidade a causa social, a Dona Célia da Pastoral da Criança que também abraçou a causa com esmero e caiu em campo, tornando possível esse rebuliço no município e as protagonistas da ARTE PACUJÁ, essas mulheres e mães guerreiras que entenderam e aceitaram nosso convite para fazer o melhor para Pacujá, a cada uma das nobres ARTESÃS o sentimento é de fé e de gratidão na capacidade criadora de cada uma através das suas benditas MÃOS, cujos dedos de FADAS fazem maravilhas com a Palha da Carnaúba. Bendita sejas tu oh! Santa Carnaubeira! Finaliza eufórico o Pároco de Pacujá, Pe. João Jesuíno Marques que reforça a tese trabalhada pelo ambientalista Jorge de Moura: TRABALHAR O COLETIVO em prol da sustentabilidade social.