A repórter da TV Verdes Mares, Marina Alves, 32 anos, foi diagnosticada com um linfoma e já iniciou o tratamento com sessões de quimioterapia, mas necessita de um transplante de medula óssea.
Além do transplante, Marina recebe diariamente bolsas de sangue e plaquetas, e necessita de doações, que podem ser feitas, a pedido da família, no Fujisan, em Fortaleza. Não é necessário fazer agendamento e é preciso informar o nome completo da receptora, Marina Alves Bezerra.
Veja abaixo como fazer para doar:
Doação de sangue
A doação de sangue deve ser feita no Fujisan, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30. Aos sábados, a doação pode ser feita entre 7h30 e 13h. O Fujisan fica na Avenida Barão de Studart, 2.626, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Doação de plaquetas
Plaquetas também podem ser doadas no Fujisan, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 15h. Aos sábados, os interessados em doar plaquetas podem comparecer ao local entre 7h30 e 11h.
Doação de medula óssea
É necessário realizar cadastro no registro nacional de doadores voluntários de medula óssea, no Hemoce;
Ter entre 18 e 35 anos;
Não ter tido câncer;
Apresentar documento de identidade.
No Hemoce, o voluntário preenche uma ficha, doa uma pequena quantidade do sangue, que será analisada em laboratório para verificar a compatibilidade. Caso a medula do doador não seja compatível com a da Marina, ela pode ser compatível com a de outra pessoa que está na mesma situação, precisando de um transplante.
Caso seja compatível, o doador será chamado para fazer a doação, que pode salvar uma pessoa que luta para sobreviver.