foto Divulgação
O forró que já é tradição no acolhimento dos visitantes da São Geraldo está de volta, e agora compõe oficialmente o calendário dos romeiros. Unindo esperança à alegria do ritmo nordestino, o Forró da São Geraldo ocorre em formato de live na próxima terça-feira (14), às 20h, no encerramento das festividades de Nossa Senhora das Dores. Neste ano, o evento traz uma novidade: a arrecadação de doações para famílias carentes, principalmente as de ambulantes que viviam da renda das romarias.
Compondo a programação transmitida pelos canais do Youtube da São Geraldo e da Basílica de Nossa Senhora das Dores, estão Raphael Belo Xote, Avelino do Acordeon e o já conhecido dos visitantes da Fábrica, Seu Moacir do Acordeon. Ao longo da live, os espectadores poderão contribuir em formato de Pix, depositado diretamente na conta da Basílica. As doações também podem ser na forma de alimentos não perecíveis, entregues ao longo da semana no Instituto Monsenhor Murilo, na rua Dr. Floro, n°130, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Vinculado à Basílica, o Instituto ficará responsável pela distribuição das doações arrecadadas, e os beneficiados serão famílias carentes já registradas pela instituição, em sua maioria ambulantes diretamente atingidos pela pausa das Romarias que, assim como o Forró da São Geraldo, estão suspensas há quase dois anos devido à pandemia.
O Padre Cícero José, pároco reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, convoca os fiéis a participarem e doarem. “É tempo de cuidar e é tempo de salvar, essa é uma missão de todos nós”. A coordenadora de ações do Instituto Monsenhor Murilo, Divina Fernandes, também reforça o convite e o compromisso com as famílias que mais precisam, “com as doações nós vamos poder ajudar a mais famílias que nos procuram neste momento de tantas dificuldades”.
A volta do Forró da São Geraldo, além de matar um pouco da saudade das visitas à fábrica feitas pelos romeiros, que já contabilizaram 200 ônibus em apenas um dia, traz também a esperança do retorno presencial da festa e da reabertura aos visitantes nos próximos meses.
História
O Forró da São Geraldo nasceu em 2014, trazendo consigo a missão de animar as visitas dos romeiros à fábrica do refrigerante de caju mais amado do nordeste. Iniciado de forma despretensiosa, apenas como um momento de descontração para seus visitantes, aos poucos o Forró da São Geraldo foi se consolidando como sucesso e virou tradição.
Após dois anos de pausa, a festa retorna para animar novamente os romeiros e anunciar a chegada de tempos melhores, com esperança da volta, em breve, do acolhimento presencial.
( Badalo)