A Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta-feira (1º), tendo como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da mobilização, principalmente para diminuir a incidência e contribuir para o controle e a erradicação de doenças imunopreveníveis neste público. As coberturas vacinais de todos os imunizantes do calendário nacional não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90% (BCG e Rotavírus) e 95% (demais vacinas).
Clique aqui e veja o calendário de vacinação
Os imunizantes inseridos no calendário do órgão federal estão disponíveis nos postos de saúde dos 184 municípios cearenses. A Sesa lembra que a cobertura vacinal entre crianças é motivo de preocupação. Meninos e meninas que se encontram em situações ou condições clínicas especiais deverão ser avaliados e vacinados se houver indicação por profissional de saúde. As doses contra a Covid-19 (Pfizer) poderão ser administradas simultaneamente com as demais vacinas – no público entre 12 e 15 anos.
“A campanha é a maneira de evitar que alguns vírus graves, como o do sarampo e da poliomielite, circulem entre nós”, pontua a coordenadora da Célula de Imunização da pasta, Kelvia Borges. Ainda segundo ela, nas crianças, as vacinas têm um papel muito importante. “Os imunizantes garantem o aprimoramento da defesa do organismo para uma vida inteira. É imprescindível aumentar a cobertura vacinal no Estado”.
O dia “D” de vacinação está marcado para o dia 16 de outubro, mas a campanha se estende até o dia 29 do mesmo mês. Borges insiste que os pais devem levar seus filhos aos postos de saúde. “Não precisa ter medo. As salas de vacinação e os postos de saúde estão respeitando as orientações sanitárias para evitar a propagação de qualquer doença”, indica.
Site: Governo do Estado