O governador Camilo Santana anunciou o novo decreto de enfrentamento à pandemia na última sexta-feira, 01. Portanto, publicado no sábado, o decreto traz como foco o retorno ao ensino presencial. Diante disso, a nova norma determina que o ensino híbrido deve ser ofertado apenas para alunos que não possuem condições de frequentar as aulas presenciais. Assim, só poderão assistir a modalidade online aqueles que estiverem sem condições médicas para o presencial, mediante apresentação de atestado.
No penúltimo decreto, a presença nas salas de aulas ficava a critério de pais e responsáveis. No entanto, o atual decreto limita a oferta online para privilegiar o retorno presencial total. Diante disso, a nova medida entra em vigor nesta segunda-feira, 04, e deve permanecer, pelo menos, até o próximo decreto, previsto para o próximo dia 17 de outubro.
No novo decreto permanece a liberação para que salas de aula tenham 100% de sua capacidade. No entanto, o governador fez um apelo. De acordo com Camilo, às atividades devem ser feitas preferencialmente “em ambientes abertos, favoráveis à reciclagem do ar, além de que deverão respeitar o distanciamento social, os limites de ocupação e as demais medidas sanitárias previstas em protocolo geral e setorial.”
Por fim, visando a retomada da economia, o governador anunciou mais uma flexibilização para restaurantes, bares e academias. Diante disso, bares e restaurantes podem funcionar até 2h da madrugada. Além disso, eventos corporativos, hotéis e academias tiveram aumento de sua capacidade.