O governador Camilo Santana (PT), e o prefeito Samuel Cidade Werton , confirmaram a reportagem do Blog do Amaury Alencar, com exclusividade que no próximo dia (15), de outubro o chefe do executivo Cearense, estará no no município de Santana do Cariri, onde virá assinar a ordem de serviço do complexo da menina Benigna Cardoso.
o projeto, que será bancado pelo governo do Estado, prevê a construção de um monumento de 20 metros de altura em homenagem à primeira beata cearense. no valor global de R$ 18 milhões.
Além da estátua, o projeto engloba a construção de um santuário, salas administrativas, espaços de convivência e estacionamento para carros, motos e ônibus.
O complexo será construído em uma área de 110.000 m², localizada no bairro Inhumas. As vias de acesso ao monumento serão urbanizadas e sinalizadas, conforme consta no projeto original. O percurso será chamado de “Caminhos de Benigna”, incluindo o cenotáfio (memorial fúnebre) e estações da Via Sacra.
A beatificação de Benigna Cardoso Cruz foi aprovada pelo Vaticano em outubro de 2019, após mais de 8 anos de espera, desde quando o processo de reconhecimento havia sido aberto em 2011 pela Diocese do Crato.
Natural de Santana do Cariri, Benigna nasceu em 1928 e foi barbaramente assassinada a facadas aos 13 anos por se recusar a manter relações sexuais com um adolescente que a assediava. O mártir foi reconhecido pela Igreja Católica como um “exemplo de bondade e fé”.
A cerimônia de beatificação estava prevista para o dia 21 de outubro do ano passado, na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, no Crato, mas foi adiada pelo Vaticano, em virtude da pandemia de Covid-19.
O PREFEITO RESSALTA SER um projeto que vai colocar Santana do Cariri, no mapa do turismo religioso do Ceará, e que contribuirá para a geração de emprego e renda no nosso município”, destacou ele. Samuel Cidade, enfatizou que essa obra irá externar a fé e a devoção que os romeiros e devotos da Menina Benigna, tem para aumentar cada vez mais a fé dos romeiros e devotos da nossa futura Santa, disse o Gestor.
administrador diocesano, Padre José Vicente Pinto, ao lado do pároco de Santana do Cariri, Padre Paulo Lemos, esteve reunido com o governador do Ceará, Camilo Santana, para apresentar a ele e às outras autoridades políticas da região que o acompanhavam, os projetos de construção do Santuário e Museu dedicados a Benigna Cardoso, que brevemente será declarada beata da Santa Igreja, a primeira do Ceará. Por isso, foi firmada parceria com o governo estadual em vista dos preparativos para a beatificação da jovem mártir.
Participaram da reunião o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, o prefeito de Crato, José Ailton Brasil, o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade Werton, o vice-prefeito, João Paulo Cabral Alves, Secretário de Turismo, Ypsilon Félix e demais autoridades políticas.
conforme apurou o jornalista Amaury Alencar.