Três ocorrências de incêndio foram registradas nesse sábado, 9, no município de Ipueiras, a cerca de 312 km de Fortaleza. De acordo com informações da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, os incêndios foram de média proporção e neutralizados.
Segundo a unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuante na região, ao atenderem o primeiro chamado, por volta das 18h30min, as chamas já se encontravam próximas às residências. O fogo foi debelado 20 minutos após o início dos esforços da equipe para conter o avanço do incêndio.
Cerca de meia hora após o primeiro chamado, a mesma unidade se dirigiu para o segundo foco, que foi registrado em terreno particular. Apenas cinco minutos após debelar as chamas, os bombeiros atenderam à terceira ocorrência, que foi registrada em loteamento da região, onde moradores já reclamavam da intensa fumaça.
“As ocorrências foram atendidas pela mesma equipe, era, literalmente, saindo de uma ocorrência e enfrentando a seguinte”, disse o tenente-coronel Homero Catunda, comandante da unidade, ao O POVO. De acordo com o tenente-coronel, não é possível assegurar a causa das chamas. “A grande maioria desses incêndios florestais é causada pelo próprio ser humano, seja para preparar o terreno para a lavoura através de uma queimada, seja simplesmente para limpar o terreno”, explicou.
o Povo