Pedra Branca e Monsenhor Tabosa estão em situação hídrica crítica

Blog do  Amaury Alencar
0

 

As cidades de Pedra Branca, no Sertão Central, e Monsenhor Tabosa, nos Sertões de Crateús, estão em situação hídrica crítica, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além dessas, outras nove precisam manter a reserva atual até a próxima quadra chuvosa.

Em ambas as cidades, a Companhia providenciou a perfuração de poços, como também, o uso de carros-pipa. No caso de Pedra Branca, o açude Cachoeira do Germano, localizado na zona rural de Quixeramobim, no Sertão Central, deverá abastecer o município. Em conversa com o gerente regional da Cogerh, Paulo Ferreira, uma adutora emergencial deve levar água do reservatório para a cidade. A proposta é que a oferta da Cachoeira do Germano será de “60% da água necessária para abastecer a cidade, que conta também com um sistema de poços e chafarizes.”

As outras cidades que devem manter a reserva atual de água até a próxima quadra chuvosa são Acarape, Alto Santo, Aquiraz, Araripe, Campos Sales, Guaiuba, Icó, Mombaça e Tauá.

Ao todo, a Cogerh monitora 155 açudes no Estado. De acordo com o Portal Hidrológico, há um reservatório sangrando, dois estão com volume acima de 90% e 68 estão com volume inferior a 30%.

Do Repórter Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)