O Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará, em parceria com a Terraços do Bosque, empresa do grupo C. Rolim Engenharia, desenvolveu uma proteção coletiva inovadora para obras de construção de edifícios, o Safetynet.
Trata-se de um dispositivo retrátil de proteção contra quedas em periferias de obra, composto de uma rede de polietileno de alta qualidade. O projeto também conta com o auxílio do SENAI IST, para a modelagem e fabricação do dispositivo, e com o Centro de Inovação de Santa Catarina para o desenvolvimento de uma calculadora de dimensionamento do produto para a obra.
Mais segurança
De acordo com o engenheiro de segurança e pesquisador do CIS, Rodrigo Nogueira, o Safetynet permite que os trabalhos próximos a periferia das obras sejam feitos com maior segurança e sem necessidade da utilização do cinto paraquedista e do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA). “Ele possui uma durabilidade mínima de cinco anos e por ser retrátil é de fácil guarda e transporte para outras obras”, explica o engenheiro do CIS.