Cerca de 300 cavaleiros e amazonas participaram da XIV Cavalgada de Várzea Alegre

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Os participantes da cavalgada partiram da Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu, no bairro Juremal, por volta das 09h, em direção ao Parque João Vitorino, na Vila Riacho Verde – sede do distrito de Riacho Verde, cumprindo um percurso de 15km.

O trajeto foi feito passando pelas comunidades de Vila Peri, sítios Chico e Lagoa das Panelas – onde os participantes fizeram uma parada para o café da manhã, Panelas.

A recepção dos participantes da cavalgada foi animada pelo cantor Manuel Dias, no parque João Vitorino. Teve almoço coletivo e entrega de troféus para a amazona mais jovem – Emille Jaqueline de 9 anos; a caravana mais distante – comitiva da cidade de Lavras da Mangabeira; o cavaleiro mais idoso – Francisco Oliveira, de 86 anos; o cavaleiro mais jovem – João Pedro de 5 anos; o conjunto feminino mais elegante – Mariana Cordeiro; conjunto masculino mais elegante – Chico Velho; e a maior caravana – comitiva do Riacho Verde. A programação seguiu com uma cavalhada no Parque João Vitorino.

As premiações foram entregues pelo prefeito Zé Helder (MDB), pela primeira-dama Sônia Fortaleza, pela secretária de Cultura e Turismo, Toinha Pereira e pelo vereador Maiko do Chapéu.

Para o prefeito Zé Hélder, o momento é de alegria e confraternização, especialmente pela retomada das atividades culturais, tendo em vista que no ano de 2020 não houve a realização da cavalgada em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Resgatar a cultura é valorizar a nossa identidade, tradições e costumes foi sempre meu dever desde que assumi o governo de Várzea Alegre, lá em 2005. Esse ano sendo realizado de forma especial onde simboliza gratidão pela saúde de todos nós por estarmos juntos aqui festejando uma atividade cultural rica da nossa cidade”, declarou.

Zé Hélder ainda falou sobre seu compromisso com Várzea Alegre, agradeceu aos cavaleiros e amazonas e justificou o atraso para o início do percurso.

O vereador Maiko do Chapéu e o ex-vereador Dr. Luiz Luciano, agradeceram ao Governo Municipal pela realização do evento e parabenizam a Secretaria de Cultura e Turismo pelo empenho e compromisso com as festividades populares.

A última Cavalgada de Várzea Alegre aconteceu em 16 de novembro de 2019 e reuniu cerca de 150 pessoas, entre cavaleiros e amazonas.

A primeira cavalgada foi realizada em 2005 em homenagem ao compositor varzealegrense Zé Clementino, que faleceu em 05 de março de 2005. Essa cavalgada contou com a presença de cavaleiros e amazonas das cidades de Cedro, Lavras e Frias Brito somando com as comitivas municipais 11 equipes.

Foto: Asa Film
                   Várzea Alegre Agora

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)