Trabalho do Pessoal do Ministério da Agricultura. Foto: Reprodução |
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou nesta semana uma operação nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte para combater o comércio irregular de produtos para alimentação animal, em que resultou na apreensão de 12.952 quilos de suplementos irregulares. Também foi identificada uma fábrica sem registro no Mapa usando do Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) falsificado. O proprietário foi conduzido para a Polícia Federal para abertura de inquérito. A ação foi realizada após denúncias na ouvidoria do Mapa.
Foram fiscalizados cinco estabelecimentos e autuados três, sendo dois por não possuírem registro junto ao Mapa e um por ser reincidente ao descumprir a interdição realizada anteriormente. Os produtos apreendidos foram destinados ao aterro sanitário municipal. O proprietário também responderá a inquérito, por produção e uso ilegal de produtos apreendidos.
“A operação buscou coibir a fabricação e comercialização de produtos clandestinos. Além disso, também visou estimular a regularização em um polo de produção reconhecidamente importante na região do nordeste”, relatou o agente de inspeção de produtos de origem animal, Messias Vieira.
A operação, denominada Ronda Agro XII, do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), é um desdobramento de uma ação realizada em maio de 2021 na região, e contou com o apoio e o suporte de segurança da Polícia Militar do Estado do Ceará.