De acordo com o titular da SCidades, Zezinho Albuquerque, o Sisar é um caso de sucesso de gestão de água comunitária de serviços de abastecimento de água e está alinhado a outras políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará. “O Sisar está sendo copiado, inclusive, em outros países. E quanto ao banco KfW alemão, ele faz parceria com o Ceará há muitos anos com hospitais, e agora no saneamento”, destacou.
O secretário executivo de Saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa, explica que a doação se soma ao empréstimo adquirido pelo Governo do Ceará para o programa Águas do Sertão. “Associado a esse empréstimo, o Governo do Estado conseguiu junto à União Europeia uma doação de € 7 milhões (R$ 44,2 milhões) para que a gente pudesse investir na capacitação, qualificação e no fortalecimento institucional das mais de mil associações que compõem a rede Sisa. Esse recurso tem como foco essas ações de fortalecimento e consolidação de modelo de gestão que atende hoje mais de um terço da população rural do Ceará e é referência mundial”.
Ainda segundo Paulo Henrique, a experiência do Sisar está sendo compartilhada com Angola, onde deverá ser implantado em comunidades em situação de vulnerabilidade na Capital do país.
Comitiva
Compareceram à visita o chefe do setor de Cooperação da Delegação da União Europeia, Stefan Agne; a ministra-conselheira do Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Petra Schmidt; a diretora da América Latina e Caribe do Grupo Bancário KfW; Claudia Arce; o diretor do KfW, Martin Schroder; o chefe da Divisão de Água e Saneamento, Jens Ochtrop; a gerente de portfólio, Sandra Soares; o especialista técnico, Günter Traub; e a coordenadora de projetos, Agatha Conde. |